A Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (ABRAGET) foi constituída em 2001, com sede no Rio de Janeiro. Embora com atuação relativamente recente, suas associadas são empresas tradicionais no setor de energia brasileiro e estão distribuídas por todo o País.

Fazem parte da ABRAGET grupos nacionais e estrangeiros controlados pelo Estado ou pela iniciativa privada. Essas empresas ingressaram no segmento das usinas termelétricas depois de já estarem consolidadas em atividades como petróleo, gás natural, geração e distribuição de energia elétrica.

O objetivo de se reunirem na ABRAGET é estudar, debater e buscar soluções institucionais para todas as questões que possam viabilizar o equilíbrio econômico-financeiro das Termelétricas. Assim as Usinas podem vir a operar em equilíbrio com todas as vantagens de um Sistema Hidrotérmico.

Entre os temas em foco na ABRAGET estão:
  • fornecimento de gás e outros combustíveis;
  • contratação de financiamento;
  • planejamento da expansão;
  • operação do sistema elétrico;
  • particularidades técnicas das usinas;
  • comercialização e definição de preços e tarifas;
  • diversificação de combustíveis na matriz energética setorial brasileira, assegurando usinas térmicas a gás natural, a carvão, nucleares, no planejamento da expansão;
  • aspectos referentes à regulamentação para a inclusão e operação adequada de geração térmica no sistema elétrico brasileiro.
Atualmente, a prioridade da ABRAGET é encontrar mecanismos que permitam a concretização da expansão térmica em benefício da ampliação consistente do Sistema Elétrico.
As Usinas Termelétricas reduzem o risco de déficit de energia, e permitem a oferta de eletricidade com qualidade e a preços compatíveis com as necessidades sociais e de crescimento econômico do País.


ABRAGET - Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas - CNPJ 05.045.195/0001-00
Praia de Botafogo, 228 / 609 - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22250-040 - Tel/Fax: (21) 2296-9739/2253-0926 - abraget@abraget.com.br